Insegurança

O que é insegurança?
Insegurança é um medo, é temer a perda de um afeto, precisar de encorajamento a todo momento, não acreditar na própria essência, se perturbar com críticas negativas, não confiar que somos capazes, hesitar dar um passo a frente, precisar da garantia da presença do outro sempre… são esses os sintomas que mais indicam uma pessoa insegura…
Vamos nos aprofundar um pouco…
Como identificar uma pessoa insegura?
Se percebe a insegurança quando a pessoa se sente incapaz de realizar uma tarefa mesmo estando plenamente capacitado para tal. Muitas vezes se sente inseguro porque não sabe “que sabe”, nunca se deu a oportunidade de testar sua própria capacidade, há uma crença interna de que não consegue, e essa crença “impede” a pessoa de deslanchar. A insegurança também aparece quando não se consegue ter iniciativa diante das atividades que a pessoa gostaria muito de participar.
O que gera insegurança?
O que está por trás da insegurança é sempre um medo, medo de ser rejeitado, medo de que as coisas não deem certo, muitas vezes aparece o medo de não saber reagir se o seu(sua) companheiro(a) ser agressivo(a). Outras vezes bate a insegurança quando não se sente bem para dar sua opinião, de dizer o que pensa, medo de ser afirmar, medo de ser quem você é.
Uma pessoa insegura adia interminavelmente as coisas.
A insegurança derruba a auto-estima de uma pessoa. A insegurança permeia e age como uma base para a depressão e para a ansiedade sócio-avalista – ansiedade ligada a preocupação sobre o que os outros vão pensar… A insegurança é a base das crenças irracionais, crenças essas que são ideias que a pessoa coloca na cabeça mas que não fazem sentido nenhum, mas mesmo assim a pessoa acredita nelas. Exemplo: “Preciso ser linda para que os outros me amem e me deem valor”.
O ser humano nasce indefeso e dependente. Independência é a percepção de que pode fazer as coisas por si mesmo, mas, para algumas pessoas esse processo não acontece facilmente, precisando até da ajuda de psicoterapias.
Uma coisa leva a outra não é?
O inseguro se sente inferior. O sentimento de inferioridade é reforçado pela evitação das situações mais difíceis, o não enfrentamento. Devido à falsa crença de ser incapaz.
A desesperança também acompanha a insegurança. É a sensação de que não tem o que fazer, a sensação de não ter forças para mudar nada, é aí que entra a culpa, a pessoa se acha fraca, se acha um fracasso…


Continuarei mais sobre esse pequeno estudo de insegurança logo mais…
Se auto-avaliem.. Você está sendo uma pessoa insegura? Eu já percebi que eu sou… mas vou procurar me tratar, pois sei que não quero ser insegura…
Fiquem com Deus 
Beijos


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s