Identifique quando a ansiedade passa dos limites e saiba controlar

Ficar ansioso antes de uma prova, uma entrevista de emprego ou qualquer outro evento importante é comum e deve ter acontecido pelo menos uma vez com todo mundo. O problema é quando a ansiedade é exagerada e acaba se tornando algo crônico.
Segundo a psicoterapeuta holística e hipnóloga Myriam Durante, o número de pessoas que a procura em seu consultório se queixando desse transtorno cresceu nos últimos. Os constantes desafios pessoais e profissionais estão gerando ansiedade e sentimentos de insegurança, principalmente nas pessoas que vivem em grandes centros, afirma a especialista.
Em situações difíceis, a ansiedade funciona como um estímulo para seguir em frente e vencer a tensão. Myriam afirma que após o ocorrido a pessoa deve voltar ao estado de tranquilidade. Se a ansiedade se torna algo muito presente no dia a dia, ela acaba impedindo a realização de ações cotidianas. A especialista diz ainda que dificuldade de concentração, insônia, impaciência e perda de memória podem ser sintomas de que a ansiedade “passou do ponto”. “O estado de ansiedade é caracterizado por não estar centrado no aqui e agora, e sim no futuro”, explica.
A ansiedade patológica pode acarretar problemas físicos como hipertensão, gastrite, dores de cabeça, cansaço e tensões musculares. A psicoterapeuta dá dicas para aprender a controlar a ansiedade:
– Se estiver muito angustiada, sente para escrever o que sente. Descrever as sensações e detalhar as aflições ajudará a entender o que está errado.
– Pratique exercícios relaxantes como ioga. Mesmo que no começo seja difícil, tente aos poucos aprender a relaxar.
– Faça caminhada. Além de ser um ótimo exercício físico, é um momento legal para ver pessoas e paisagens.
– Tente controlar a necessidade de querer controlar tudo e tenha pensamentos mais otimistas.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s